19 de Janeiro de 2020

Devotos celebram 275 anos da chegada da Imagem do Senhor do Bonfim durante última noite da Novena

Conduzida pelo Reitor, Pe. Edson Menezes da Silva, a solenidade teve com pregador o Pe. Alberto Monte Alegre Vieira Neves


Basílica totalmente preenchida de devotos. Altar mor com flores amarelas, relembrando os 275 anos da chegada da Imagem do Senhor do Bonfim a Salvador. Coral e Orquestra entoando cânticos de louvor ao Senhor do Bonfim. Muita espiritualidade, fé e devoção. Esse foi o ambiente da noite deste sábado (18), durante a última celebração da Novena da Festa Jubilar do Senhor do Bonfim 2020.

Conduzida pelo Reitor, Pe. Edson Menezes da Silva, a solenidade teve com pregador o Pe. Alberto Monte Alegre Vieira Neves e a presença dos Irmãos da Devoção do Senhor do Bonfim, comunidade, religiosos, diáconos e os devotos do Senhor do Bonfim. 

Ao refletir sobre o subtema "Senhor do Bonfim, neste Ano Jubilar, queremos renovar o compromisso de nossa devoção e de nossa veneração a vossa sagrada imagem" (Jo 3, 13-17. 12-32), Pe. Alberto ressaltou que os devotos acreditam que em cada chaga aberta do corpo sagrado de Jesus, o Senhor do Bonfim, estão presentes também suas chagas. "A Imagem Sagrada do Senhor do Bonfim, do alto do seu trono da misericórdia, nos proclama com a sua arte e com sua beleza sacra que não sofremos sozinhos, mas que temos um Deus que sofre conosco. Nessa Imagem Veneranda e milagrosa, o sofrimento do homem de Nazaré, o Filho de Deus, vem transfigurado de feiura da dor em esplendor de beleza, beleza esta que não é só da imagem, mas daquilo que ela representa: o amor de Deus por nós".   

Pe. Alberto também falou sobre o sentimento de ser peregrino que cultiva em seu coração toda vez que faz o percurso espiritual rumo a Colina Sagrada. "Tenho a certeza que Ele percorre as almas e o coração de cada fiel que se sente peregrino, assim como eu, e chamado pelo Senhor do Bonfim a estar aqui nessa Mansão da Misericórdia com Ele. Enquanto fazemos a subida em direção a essa Basílica, durante esse percurso olhamos para o horizonte e contemplamos as torres dessa Basílica como dedos apontados para o nosso destino, o céu, a glória de Deus, o próprio Deus. Fazemos esse caminho e aqui nos vem a certeza de que estamos seguros e que nenhuma tempestade pode nos abalar porque encontramos o nosso fim último, o nosso bom fim, em Nosso Senhor Jesus Cristo."   

"São 275 anos de devoção, veneração e proteção. Durante todos esses anos, quantos já fizeram este caminho espiritual e revigorante até essa Mansão da Misericórdia, que também hoje fizemos, para receber o abraço da luz do Senhor do Bonfim, reencontrando assim a coragem de continuar o caminho de perseverança rumo a Casa do Pai", afirmou Pe. Alberto.  

Na ocasião, também houve a solenidade de posse de três novos Irmãos na Devoção: Maria de Lourdes de Souza Guerra, Maria de Fátima Silva Carvalho e Aldo Dórea Matos.

Ao final da celebração, Pe. Edson frisou sobre a importância de olhar para o próximo com misericórdia. "Cada pessoa que vem aqui deve ser olhada como nossa irmã. Que Nosso Senhor do Bonfim, neste Ano Jubilar, nos ajude a não só acolher mas a praticar a espiritualidade da misericórdia, que é própria dessa Basílica Santuário. Nunca olhe para alguém que não seja com o olhar misericordioso do Senhor do Bonfim, olhe com amor. Todos aqui devem ser bem acolhidos e abraçados. Precisamos fazer dos nossos braços uma extensão dos braços amorosos e misericordiosos do Senhor do Bonfim".  

Após a Novena, a tradicional apresentação dos Ternos de Reis animou os fiéis, na Praça do Bonfim.  




Crédito: Anna Carolina Lima/Amex


Nenhum evento encontrado!