12 de Maio de 2021

Sinos da Basílica do Bonfim voltam a tocar nesta quinta-feira (13)

Sinos estavam há mais de 30 anos sem tocar de forma simultânea

Nesta quinta-feira (13), quatro sinos da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim serão reinaugurados. Há mais de 30 anos os sinos não tocam de forma simultânea e a partir desta data voltarão ao funcionamento normal, compondo o cenário religioso-cultural da Bahia.

A iniciativa partiu da Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia, na pessoa de Fausto Franco (Secretário de Turismo), em comunhão com o Reitor do Santuário, Pe. Edson Menezes, no intuito de devolver ao povo baiano a beleza do som que emana da Colina Sagrada, tão emblemática para o cenário local e também nacional.

Padre Edson Menezes, nos diz em nota que, "os sinos voltam a tocar para mostrar que mesmo em tempos difíceis de pandemia, a igreja não para, mas continua atuante e viva na história".

O Secretário de Turismo do Estado da Bahia esteve presente no Santuário para visitar as instalações realizadas por uma empresa do Rio de Janeiro e demonstra que a realização deste projeto é o resultado de uma inquietude sua em trazer de volta a sonoridade dos sinos das igrejas baianas. Este já é o oitavo projeto realizado. Historicamente os sinos sempre representaram momentos importantes, como anúncios de início e final de guerras, incêndios, celebrações de paz, dentre tantos outros momentos, que no decorrer do tempo estiveram presentes no cotidiano das pessoas.

Vale lembrar que a data de inauguração dos sinos da igreja do Bonfim, dia 13 de maio, tem um significado icônico para a Igreja Católica, por se tratar da comemoração da aparição de Nossa Senhora na cidade de Fátima, em Portugal, que também trouxe anúncios importantes para a humanidade.

A celebração ocorrerá às 9 horas da manhã, de forma restrita, respeitando todos os protocolos de segurança, conforme orienta os órgãos de saúde do município.

Fotos: João Bispo de Oliveira

Crédito: Pedro Santos/Pascom Bonfim