13 de Maio de 2021

Sinos da Basílica do Bonfim voltam a tocar juntos após mais de 30 anos

Santa Missa marcou a ocasião na manhã desta quinta-feira (13)


Após mais de 30 anos, os quatro sinos da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim foram reinaugurados e voltaram a tocar de forma simultânea na manhã desta quinta-feira (13), data em que a Igreja celebra o dia de Nossa Senhora de Fátima. Para marcar a ocasião, foi celebrada uma Santa Missa, presidida pelo reitor da Basílica, Pe. Edson Menezes, que, durante sua homilia, lembrou que a reativação acontece em um período de pandemia da COVID-19. "Nesse contexto, os sinos voltam a tocar para comunicar e anunciar a esperança, a necessidade de recomeçar, para anunciar o valor da vida, a importância da partilha, da solidariedade, da paz, do perdão, do diálogo, da força transformadora do amor".    

"Aqui estamos para fazer um agradecimento a Deus, pela reativação dos sinos da nossa Basílica. Ao longo dos milênios, os sinos foram tendo várias formas, funções e aplicações de uso, de importância e finalidade. No entanto, o objetivo principal foi alertar e comunicar através do som emitido. Para a Igreja, são considerados peças sagradas que chamam para as Missas, que podem ser tocados no momento da consagração do pão e do vinho, na bênção do Santíssimo Sacramento, nas festas dos padroeiros, na chegada das procissões e em outros momentos festivos de uma paróquia, de uma capela, de um santuário. Antigamente, os sinos também eram usados nas cidades do interior, para comunicar nascimento, morte ou acontecimentos importantes, como a nomeação de um Bispo ou de um novo Papa", explica Pe. Edson.    

A reinauguração dos sinos foi possível graças ao projeto 'Toques dos Sinos', promovido pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), através do Secretário de Turismo, Fausto Franco. A Basílica do Bonfim é a nona que teve o conjunto de sinos recuperados. Segundo Pe. Edson, os sinos do Bonfim foram comprados em 1847 por Thomaz Pedreira Geremoabo, tesoureiro da Devoção do Senhor do Bonfim na época.  

A cerimônia de entrega dos equipamentos foi realizada com o cumprimento de todos os protocolos sanitários contra a pandemia da COVID-19, transmitida pelas redes sociais da Basílica, e contou com a participação de membros da Devoção do Senhor do Bonfim, do Presidente do Conselho da Intermarítima, Roberto Oliva, grande benfeitor da reativação dos sinos, do vice-governador, João Leão, e demais autoridades civis e militares. 

A partir de agora, os sinos do Bonfim vão repicar todos os dias, às 12h e às 18h. 

Fotos: Anna Carolina Lima/Amex




Crédito: Anna Carolina Lima/Amex


Nenhum evento encontrado!