07 de Junho de 2022

Com presença de Arcebispo, Sacramento do Crisma é realizado na Igreja do Bonfim

A Santa Missa, mediante a liturgia dominical, fez memória à Solenidade de Pentecostes

Com presença de Arcebispo, Sacramento do Crisma é realizado na Igreja do Bonfim

No último sábado (04/05), cerca de 39 jovens e adultos receberam, na Basílica Santuário Senhor do Bonfim, o Sacramento do Crisma — também conhecido como Sacramento da Confirmação — durante a Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha.

O reitor da Basílica Santuário Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes, concelebrou a Santa Missa que mediante a liturgia dominical, fez memória à Solenidade de Pentecostes, momento em que marca o nascimento da Igreja de Cristo a partir da descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e a Virgem Maria.

O Sacramento do Crisma faz parte dos Sacramentos da Iniciação Cristã e segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC), o seu efeito é uma efusão especial do Espírito Santo, tal como outrora foi concedida aos Apóstolos, no dia de Pentecostes (p. 1302). Nisto, ao longo de sua homilia, Dom Sergio, direcionou aos novos crismados a palavra de que o Espírito Santo é um presente que apenas pode ser concedido por meio da unidade. “Só o Senhor do Bonfim, junto do Pai, é que pode lhe dar esse presente que é o Espírito Santo”.

Crisma

Jovens e adultos se preparam durante a pandemia da Covid-19 para receber o Sacramento. | Foto: Luanne Ribeiro

Em entrevista, o arcebispo da Arquidiocese de São Salvador destacou à ASCOM que este momento é uma oportunidade de se alegrar com a decisão dos crismados em confirmar a sua fé perante a Igreja. “A Crisma desses jovens é motivo de alegria, de ação de graças a Deus e de esperança. Nós temos a esperança de continuar a contar com a presença dos que hoje foram crismados que participem sempre mais da vida da Igreja, aqui na Basílica Santuário Senhor do Bonfim, já que tiveram a graça de serem crismados nesta Igreja tão querida”.

Ao final da Celebração, Dom Sergio externou aos presentes o seu desejo de que por meio desta nova etapa de suas vidas, os crismados possam ser verdadeiros cristãos. “Desejo que todos sejam cristãos de verdade, dentro da Igreja e na comunidade, mas também no dia a dia da vida, da família, nos diversos ambientes da sociedade.”, disse.

Crédito: Luanne Ribeiro