26 de Outubro de 2023

Ciclo de festividades da Colina Sagrada tem início hoje (26) com tríduo em honra a São Gonçalo

Com o tema "Preparando o Jubileu dos 270 anos da Igreja do Bonfim, aprendemos com São Gonçalo do Amarante, a ser, agir e proceder como Igreja", a partir desta quinta-feira (26/10), a Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim dará início ao ciclo das comemorações religiosas realizadas na Colina Sagrada, mediante o formato de tríduo preparatório para a festa em honra ao santo português venerado no templo religioso desde o século XIX.

O ato litúrgico será realizado durante a Santa Missa das 17h e segue até o domingo, dia 29 de outubro. Na ocasião, no último dia, acontecerá a celebração eucarística de encerramento, às 07h30, com a presidência do bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Marco Eugênio.

Mediante a temática central dos festejos em honra a São Gonçalo do Amarante, o reitor da Basílica Santuário, padre Edson Menezes, destaca que até o ano que vem as comemorações da Mansão da Misericórdia estarão direcionadas a recordar os 270 anos de sua inauguração. “Em 24 de junho de 2024, a nossa Basílica Santuário completará 270 anos da sua inauguração, por esta razão, a partir das festas de São Gonçalo do Amarante e de Nossa Senhora da Guia deste ano de 2023, prosseguindo com a realização da Festa do Senhor do Bonfim, em janeiro de 2024, vamos desenvolver uma programação com o objetivo de fazer um processo de conscientização.”, pontuou.

O ciclo de festividades da Colina Sagrada é formado pelas memórias de São Gonçalo do Amarante (entre a terceira e quarta semana de outubro), de Nossa Senhora da Guia (entre a terceira e quarta semana de novembro, antes do início do Advento), com a finalização na festa em honra ao Senhor do Bonfim (no segundo domingo após a Festa de Reis, 6 de janeiro). “A realização das festas de São Gonçalo do Amarante e de Nossa Senhora da Guia tem como objetivo preparar a festa maior da Colina Sagrada e da Bahia, a Festa do Senhor do Bonfim, por isso que a ordem de realização das mesmas foi alterada.”, explica padre Edson.