03 de Novembro de 2023

Relembre os melhores momentos dos festejos em honra a São Gonçalo do Amarante 2023

A festividade deu início ao ciclo festivo da Colina Sagrada

Entre os dias 26 e 29 de outubro, a Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim celebrou São Gonçalo do Amarante. A festividade que teve como tema central "Preparando o Jubileu dos 270 anos da Igreja do Bonfim, aprendemos com São Gonçalo do Amarante, a ser, agir e proceder como Igreja", deu início ao ciclo festivo da Colina Sagrada. Confira os melhores momentos:

Primeiro dia do tríduo

Frei Bruno

"A Igreja deve estar onde o vulnerável está. Assim fez São Gonçalo!", pontuava Frei Bruno durante o primeiro dia do tríduo preparatório para a festa em honra a São Gonçalo do Amarante na tarde desta quinta-feira (26/10). O frade dominicano fez sua reflexão fundamentado no subtema "Com São Gonçalo do Amarante aprendamos a ser Igreja". O ato litúrgico contou com a presidência do reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, padre Edson Menezes, e a presença dos irmãos da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim.

Segundo dia do tríduo

Padre Xavier

"Hoje a Igreja é chamada a dar continuidade à ação evangelizadora.", pontuava padre Antônio Andrade Xavier, vice-reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, no segundo dia do tríduo preparatório para a festa em honra a São Gonçalo do Amarante (27/10). Fundamentado no subtema "Com São Gonçalo do Amarante aprendemos a agir e proceder como Igreja", padre Xavier fez sua reflexão durante a homilia da Santa Missa presidida pelo reitor da Basílica Santuário, padre Edson Menezes. Membros da Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim também participaram do ato litúrgico realizado nesta última sexta-feira do mês de outubro.

Terceiro dia do tríduo

Padre Edson

"Precisamos entender que a verdadeira vocação humana e cristã é ser o povo de Deus.", enfatizava o reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, padre Edson Menezes, durante sua homilia no terceiro dia do tríduo preparatório para a festa em honra a São Gonçalo do Amarante.Padre Edson fez sua reflexão a partir do subtema "Com São Gonçalo do Amarante, aprendamos a agir e proceder como Igreja", no entardecer do sábado (28/10).

Dia festivo em honra a São Gonçalo do Amarante

Santa Missa na Igreja do Bonfim

"Na perspectiva de Jesus não é suficiente definir qual mandamento é o mais importante e sim encontrar no amor a raiz de todos os mandamentos. Esta raiz se encontra na vivência e na prática do amor a Deus e ao próximo.", pontuava padre Edson Menezes durante a homilia da Santa Missa das 07h30, deste domingo (29/10) que foi marcado pelo encerramento dos festejos em honra a São Gonçalo do Amarante 2023.

Fundamentado na liturgia do primeiro dia da 30ª semana do Tempo Comum, o reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim também se direcionou a falar algumas palavras sobre o testemunho de vida de São Gonçalo do Amarante: "Cada um de nós é convidado a ser construtor de pontes assim como São Gonçalo do Amarante foi construtor, para possibilitar a aproximação e a disponibilidade para escutar e caminhar juntos como irmãos.", disse.

Descerramento da bandeira da festa de São Gonçalo do Amarante

Descerramento da bandeira de São Gonçalo

Após a Celebração Eucarística festiva em honra a São Gonçalo do Amarante, com a presença dos membros da Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, houve o descerramento da bandeira da festa em honra ao santo venerado na Colina Sagrada desde o século XIX.

Crédito: LUANNE RIBEIRO