19 de Novembro de 2023

Nova diretoria da Devoção do Nosso Senhor do Bonfim é empossada hoje (19)

Na ocasião, também tomou posse o novo juiz Fernando Moreira, eleito com 72% dos votos dos membros da instituição no último dia 28 de outubro de 2023

Nova diretoria da Devoção do Nosso Senhor do Bonfim é empossada hoje (19)

Na manhã deste domingo (19/11), nos momentos finais da Santa Missa em honra a Nossa Senhora da Guia, aconteceu na Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, o rito de posse litúrgica da nova diretoria da Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim para o período 2023/2025 mediante os seguintes setores: Mesa Administrativa do Conselho Econômico e Fiscal, Corpo de Dignitários, Comissão de Sindicância, Conselho da Ordem do Mérito, Diretoria do Centro Comunitário do Senhor do Bonfim e Chefe do Cerimonial.

O momento foi acompanhado pelo presidente da Celebração Eucarística, o bispo emérito da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, pelos concelebrantes, os Cônegos José Abel Pinheiro — interventor da Devoção — e Edson Menezes — reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim —  e pelo vice-reitor da Basílica Santuário, padre Antônio Xavier. O Chanceler da Cúria Metropolitana, Cônego Antônio Ademilton, também esteve presente mediante o objetivo de representar o Cardeal Arcebispo de São Salvador da Bahia Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.

A ocasião também contou com o empossamento do novo juiz da Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, Fernando José Máximo Moreira, eleito com 72% dos votos dos membros da instituição no último dia 28 de outubro de 2023. Nisto, juntamente com os irmãos Marcus Fonseca Peleteiro , Joceli dos Santos Reis, Nelson Ferreira de Moraes Filho, Marilia Gabriela Silva Dias Gonçalves e Eduardo Correa, recebeu das mãos das crianças da Escola Municipal Professor Freire Filho a opa que designa as determinadas funções de atuação na mantenedora da Basílica Santuário.

“O hino popular do Senhor do Bonfim trata o trecho que consolida nossas verdadeiras intenções ao assumir essa função a que pedimos ao Senhor Bom Jesus do Bonfim: ‘daí-nos a graça Divina, da justiça e da concórdia’. Eu estou aqui para servir.” pontuava Fernando Moreira, durante o seu pronunciamento como novo juiz.

Fernando Moreira é eleito novo juiz da Devoção - Foto: Luanne Ribeiro

Após a Santa Missa, foi realizada a posse política no Salão Irmão Benemérito Gilberto Moura Ferreira de Azevedo, sob a condução do interventor Cônego Abel Pinheiro e do Chanceler da Cúria Metropolitana, Cônego Antônio Ademilton, que destacaram o encerramento da intervenção a partir da posse da nova diretoria.

“Deem o melhor de vocês para que de fato a Mansão da Misericórdia resplandeça como um lugar de paz e serenidade. Vocês prometeram fidelidade, comunhão com a Igreja Católica. Não existe Basílica do Bonfim sem a benção, a proteção, o amor, o cuidado, a fidelidade, mãos estendidas ao nosso pastor, seja ele quem for. Hoje é o Cardeal Dom Sérgio. [...] Sem o arcebispo não existe a devoção ao Senhor do Bonfim, nem a instituição devocional, a Irmandade do Senhor do Bonfim.”, finalizou Cônego Abel.

Crédito: LUANNE RIBEIRO