14 de Junho de 2016

Basílica Santuário lança campanha virtual para restauração do Altar Mor

A intervenção no Altar Mor deve-se a necessidade de estabilização geral do Retábulo e a garantia da conservação das imagens de Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia


Basílica Santuário lança campanha virtual para restauração do Altar Mor

Para concretizar o objetivo de oferecer aos visitantes e fiéis uma segurança adequada e preservar o patrimônio histórico, religioso e cultural do povo baiano, a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim acaba de lançar, em parceria com a empresa Kickante, uma campanha virtual de financiamento coletivo, com duração de dois meses. A iniciativa busca mobilizar pessoas em todo o País para realizarem doações em prol da restauração do Altar Mor de um dos Santuários mais conhecidos no mundo e um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador, na Bahia. Para ajudar basta acessar http://www.kickante.com.br/senhordobonfim

A intervenção no Altar Mor deve-se a necessidade de estabilização geral do Retábulo e a garantia da conservação das imagens de Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia. As condições precárias das instalações elétricas também representam outro fator de grande risco para a segurança. “A degradação em que se encontram várias peças constituintes do altar compromete seriamente a estrutura e as peças artísticas em talhas douradas. Há presença de ataque de cupins em pontos como forro, lastros, talhas, bases e capitéis de colunas, onde estão evidenciadas perdas significativas de elementos decorativos das colunas laterais e perdas de área de douramento”, explica o restaurador Túlio Vasconcelos.

“Neste momento estamos com uma dificuldade enorme para restaurar o altar. Há situações que necessitam de intervenções rápidas. Pedimos a todos que gostam de arte ou que são religiosos que nos ajudem a recuperar esse monumento da arquitetura brasileira”, diz o Juiz da Devoção do Senhor do Bonfim, Francisco José Pitanga Bastos.   

As contribuições, que podem ser feitas através de boleto bancário ou cartão de crédito, são a partir de R$20,00 e vão até R$10.000,00. Ao escolher o valor para colaborar nesse projeto, o doador recebe uma recompensa, que vai desde as famosas fitinhas até uma passagem de ida e volta com destino a Salvador, tendo direito a duas diárias em hotel, para visitar a Basílica Santuário e acompanhar as obras de restauro. Entre as recompensas estão também a inserção do nome do doador no livro de ouro dos Amigos do Santuário, medalha, chaveiro, pequeno quadro com a fachada da Basílica, camiseta, boné, ingresso para a Festa da Lavagem do Bonfim 2017 e pingente em ouro 18k com a imagem de Senhor do Bonfim.

O Altar Mor

O altar do Senhor do Bonfim é uma obra construída na metade do século XVIII, porém foi reformado no início do século XIX, a partir de 1818, durante a reforma Neoclássica na Bahia. 

Foto: Gildo Lima



Nenhum evento encontrado!